quinta-feira, 7 de abril de 2011

II Café Literário – parte II
Por Daniel Bernal
A expectativa de mais pessoas no II Café Literário, dos poetas “intimistas”, realizado no Barzinho DCE, coração do Campus da UFV, não era gratuita. Seus membros fizeram um grande esforço de divulgação. Cartazes e conversas no RU foram nossos canais de comunicação. Porém, os ditos universitários cult, os que se dizem freqüentadores da cena cultural viçosense, não compareceram (provavelmente, deveriam estar num rock, “virando a lata”).
O evento, composto de STAND UP Comedy e música ao vivo, de artistas (Tio Flay e Thiago) da histórica São João Del Rey, exposição de poesias, pinturas e desenhos, estes de estudantes (Paulo e Raphaela) do curso de Artes Gráficas e Design da UFJF e da estilista Negassouza, de Barbacena, atrasou para começar. Motivos? Nem Freud explica. Sabemos que, por melhor que seja a organização de um evento, imprevistos podem surgir! Passada meia hora de atraso, nossos poetas deram início ao II Café Literário (o primeiro fora na República Albergue Cultural), com apoio da DAC – Divisão de Assuntos Culturais, da UFV. Ainda assim, com retoques finais da decoração pra serem feitos.
O ambiente, aromatizado por incensos (fragrância chocolate), enfeitiçou o coração dos presentes, provocando risos, encontros inesperados, rodas de conversa e reflexões que somente o Percepções proporciona. Além das atrações mencionadas, os poetas “intimistas” exibiram fotos do I Café Literário, realizado em novembro passado.
Paralelamente, o evento teve cobertura do CINE LUZ, grupo de audiovisual barbacenense. As meninas do curso de Dança da UFV (Gabriela e Estela), também, merecem menção. Seu carisma e espontaneidade deixaram todos à vontade, a ponto dos mais tímidos arriscarem alguns passos – sensacional!
No intervalo das atrações musicais, houve recitais de poesias. Os presentes (alguns de Ouro Preto e Belo Horizonte) podiam declamar poesias do Percepções e de outros poetas. Em seguida, o espaço pra reflexões era livre.
Sim, a bebida oficial do Café foi o café. Não pensem que, contrariando as regras de conduta da UFV, oferecemos bebida alcoólica (vinho, por exemplo). Nada disso! Nossa fonte de inspiração? Adivinhem...
Novos cafés estão por vir. Nossa meta é que eventos como este pipoquem Brasil afora, talvez, mundo afora. Tornaremos o Café Literário uma tradição de longa data. Junte-se a nós!

4 comentários:

  1. Que os eventos pipoquem Brasil afora...
    Precisamos de mais eventos como esse.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Daniel.

    Café Literário: a 5° dimensão!

    Total apoio também!!

    ResponderExcluir
  3. sinto energias possivitas desse post ...
    pena q qeu estou longe, deu vontade de participar ..

    parabéns pessoas .. ;)

    ResponderExcluir